TV Centro Sul

Ceará recebe sétimo lote de vacinas com 115.600 mil doses da CoronaVac

Por Equipe Iguatu.net em 04/03/2021 às 05:12:41

O Cear√° recebeu, no fim da manh√£ desta quarta-feira (3), o sétimo lote de vacinas contra a Covid-19, com 115.600 mil doses da CoronaVac, desenvolvida pela farmac√™utica Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Por meio das redes sociais, o governador Camilo Santana afirmou que continuar√° trabalhando para acelerar o processo de imunizac?a?o em todo o Estado. "Alem das vacinas do Plano Nacional de Imunizac?a?o, temos mantido contato com laboratorios nacionais e internacionais para viabilizar a compra direta de imunizantes. Nossa meta e imunizar todos os cearenses o mais rapido possivel", publicou Camilo.

Com o sétimo lote, o total agora é de 695.200 mil doses recebidas até o momento por meio do Programa Nacional de Imuniza√ß√£o (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde. Todas fazem parte da primeira fase da campanha de vacina√ß√£o contra a Covid-19, que segue priorizando a aplica√ß√£o das doses em trabalhadores da saúde e idosos com mais de 75 anos, conforme orienta o PNI. S√£o 153.000 da Oxford/AstraZeneca e 542.200 da Coronavac.

Utilização

Ainda sobre o novo lote, a Secretaria da Saúde do Cear√° (Sesa) informou que o Estado vai utilizar 50% na primeira dose, e os outros 50% ser√£o guardados para a segunda dose. O repasse aos municípios seguir√° a logística que tem sido desenvolvida pela Sesa, que recebe e armazena os imunizantes a fim de distribuí-los, por via terrestre e aérea, para as 22 √°reas descentralizadas de saúde e de l√° as secretarias municipais de Saúde retiram a quantidade reservada para cada município.

Articula√ß√£o junto a laboratórios

Diante do aumento expressivo de interna√ß√Ķes e mortes por Covid-19 no Brasil, autoridades de saúde apontam que vacinar a popula√ß√£o é fundamental para atravessar a crise causada pela pandemia. Por isso, o Governo do Cear√° tem intensificado a busca por outros meios para garantir imunizantes para os cearenses.

Na ter√ßa-feira (2), o governador Camilo Santana esteve em Brasília com o objetivo de articular aquisi√ß√£o de vacinas para complementar plano de imuniza√ß√£o no Cear√°. Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual se reuniu com o presidente da Uni√£o Química, Fernando de Castro Marques, representante da Sputnik (vacina russa) no Brasil, ao lado de outros governadores do País. O governador do Cear√° também se encontrou com o presidente da C√Ęmara, Arthur Lira, e destacou que, nesse momento, o Brasil precisa de uni√£o.

Vacinômetro

No Cear√°, 400.281 mil doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas até ter√ßa-feira (2). Um total de 303.226 mil pessoas receberam a primeira dose e 97.015 mil cearenses j√° est√£o imunizados com a segunda dose.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comunicar erro
Zenir

Coment√°rios

fic