TV Centro Sul

Governo do Ceará vai instalar laboratórios para análise de testes em Sobral e no Cariri

Por Equipe Iguatu.net em 27/07/2020 às 20:27:58

O Cear√° continua apresentando números mais animadores em rela√ß√£o ao controle da pandemia do novo coronavírus. Mesmo a velocidade da doen√ßa tendo seguido ritmos diferentes nas mais variadas regi√Ķes, devido ao grande número de testes realizados o Governo do Cear√° tem conseguido monitorar e planejar suas a√ß√Ķes respeitando cada situa√ß√£o. Duas das √°reas mais atingidas pela Covid-19, as regi√Ķes Norte e do Cariri v√£o ganhar dois laboratórios para an√°lises dos testes feitos na regi√£o, dando mais celeridade aos resultados e um melhor tempo de resposta para as a√ß√Ķes. A informa√ß√£o foi dada pelo governador Camilo Santana na noite desta segunda-feira (27), durante live nas redes sociais.

"Continuamos refor√ßando a estrutura de atendimento no Interior, que é onde os números ainda s√£o maiores. Estamos montando dois laboratórios nas regi√Ķes Norte e Cariri para que as an√°lises sejam feitas na própria regi√£o. S√£o a√ß√Ķes importantes para melhorar a qualidade do atendimento à popula√ß√£o", explicou Camilo. O Cear√° est√° chegando à marca de quase meio milh√£o de testes aplicados. "É a testagem que nos d√° informa√ß√Ķes para que a gente possa tomar decis√Ķes importantes", refor√ßou o gestor estadual.

Além de poder ter uma situa√ß√£o mais próxima da realidade por conta do grande número de testes, o Cear√° investiu bastante no refor√ßo da infraestrutura hospitalar. Foram criados quase tr√™s mil leitos do m√™s de mar√ßo até o momento exclusivamente para atendimento de pessoas infectadas pelo coronavírus. "Implantamos muitas UTIs exclusivas para a Covid-19, n√£o só na Capital, mas em todas as regi√Ķes do interior do Cear√°, inclusive onde n√£o tinha UTI. Foram 2.833 leitos exclusivos para atender a essa pandemia no Estado, sendo mais de 900 leitos só de UTI", enfatizou o governador.

Melhora dos indicadores

Atualmente, o Cear√° j√° demonstra ter ultrapassado o pico da doen√ßa em v√°rias de suas regi√Ķes e isso pode ser visto pelo número de ocupa√ß√Ķes dos leitos. "Os números do IntegraSUS mostram que continua com uma tend√™ncia de queda. Estamos nesse momento com 65,81% de ocupa√ß√£o dos leitos de UTIs no Estado e 43,13% de ocupa√ß√£o dos leitos de enfermaria. A taxa de positividade é de 30,98%, o que significa que a cada 100 teste que nós fazemos, 31 s√£o positivos. A taxa de letalidade também tem caído, estamos com 4,62%", disse Camilo.

Mesmo em tempos diferentes da pandemia, as demais regi√Ķes que exigiam uma aten√ß√£o especial j√° come√ßam a dar sinais de estabiliza√ß√£o e queda dos indicadores. "Sobral, que era uma regi√£o que nos preocupava, continua em queda, tanto que passou à primeira fase do plano de retomada da economia. Tivemos um pico forte algumas semanas atr√°s e agora continua em queda, com a taxa de positividade em torno de 41%, os leitos de UTI com 68,87% de ocupa√ß√£o e 47,89% a taxa de ocupa√ß√£o de enfermaria", disse o governador.

"Outra regi√£o que tem nos preocupado é a do Cariri, que recebeu por último a velocidade da pandemia. Ela se mantém ainda no período de transi√ß√£o, mas tiramos os municípios do isolamento rígido, porque l√° estabilizou os casos. Tem uma taxa de ocupa√ß√£o também est√°vel, algo em torno de 65% de ocupa√ß√£o das UTIs. A taxa de positividade em torno de 35%", completou Camilo Santana.

Precaução e cuidado

Mesmo com o panorama sendo de melhora, o governador fez um apelo para que a popula√ß√£o continue tendo os cuidados necess√°rios para evitar a contamina√ß√£o com o vírus. "É importante n√£o baixarmos a guarda em rela√ß√£o a esse enfrentamento. A pandemia continua. Temos visto em v√°rios locais do mundo a preocupa√ß√£o de retomada da pandemia e nós n√£o queremos isso. É por isso que a gente tem retomado as atividades econômicas de forma respons√°vel, com protocolo, fiscaliza√ß√£o", lembrou Camilo, ao citar ainda que tem visto algumas imagens de pessoas sem m√°scara e que é fundamental o uso como preven√ß√£o e que aglomera√ß√Ķes devem ser evitadas.

Fonte: Governo do Cear√°

Zenir

Coment√°rios

fic