TV Centro Sul

Governo do Ceará garante vale alimentação a 423 mil alunos da Rede Estadual

Por Equipe Iguatu.net em 11/04/2020 às 23:33:04

O governador mostrou também uma pesquisa da UFC e Secretaria da Saúde que ressalta a importância do isolamento social, e fez um apelo que durante a Semana Santa todos celebrem em casa com a família

O governador Camilo Santana usou suas redes sociais na tarde desta quinta-feira (9) para anunciar mais uma medida social importante nesse período de pandemia de coronavírus. O Governo do Ceará distribuirá um cartão vale alimentação para 423.000 alunos da Rede Estadual de Ensino, no valor de R$ 80,00, cada. Além do anúncio, o governador listou as ações sociais já implementadas, e mostrou uma pesquisa da UFC e Secretaria da Saúde que ressalta a importância do isolamento social.

Vale-alimentação

O governador fez mais um anúncio de ação social, agora beneficiando os alunos da rede estadual de ensino, e ressaltou que, durante esse período tão difícil de enfrentamento ao coronavírus, trabalha com duas frentes, uma com ações na saúde, e outra focada no social, para proteger e acolher as famílias mais vulneráveis do Ceará. Além disso, informou que o Auxílio Emergencial do governo federal já começou a ser liberado, se caracterizando como essencial para que os mais pobres consigam fazer essa travessia de forma digna. "Vamos beneficiar 423.000 alunos da Rede Estadual de Ensino com um cartão de vale alimentação no valor total de R$ 80,00 para cada estudante. Como as escolas estão fechadas, podemos assim garantir o alimento para esses alunos durante o período de 30 dias que as aulas estão suspensas", anunciou Camilo.

Essa ação se junta à isenção de água e esgoto para 338 mil famílias da tarifa social, gratuidade na conta de energia para 534 mil famílias de baixa renda, distribuição de 200 mil botijões de gás para famílias carentes, antecipação do pagamento do Cartão Mais Infância para cerca de 50 mil mães cearenses. Nesse conjunto de ações, estima-se que 2,5 milhões de cearenses de famílias mais vulneráveis estão sendo beneficiados.

Reuniões virtuais

Governador relembrou que se reuniu com 130 prefeitos do Ceará, e que taxou de fundamental a participação do gestor municipal, promovendo ações em cada uma de suas cidades, tentando evitar ainda mais a propagação do vírus. "Os municípios precisam estar preparados assim como o estado está fazendo, pois já são 45 municípios confirmados com casos de coronavírus, inclusive com óbitos no interior."

Camilo falou sobre duas longas conversas que teve de ontem para hoje com o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, e este manifestou total apoio às ações do Governo do Ceará. "Ele colocou o ministério à disposição do nosso Estado no que tivesse ao seu alcance, e prometeu que está enviando equipamentos ainda hoje ao Ceará. A nossa preocupação é de ampliar os nossos leitos, além dos quase 600 que já ampliamos, mas para isso precisamos de equipamentos. E essa é a grande dificuldade, de comprar e receber, acontece no mundo inteiro, e no Brasil não é diferente", explicou Camilo.

O governador do Ceará também listou outras importantes reuniões, com governadores de outros estados, com o presidente da câmara, Rodrigo Maia, e do senado federal, Davi Alcolumbre, para que os projetos que estão no congresso nacional sejam votados o quanto antes.

Estudo da UFC e Sesa

Governador falou sobre o momento grave que estamos passando ao citar a curva crescente de casos conformados,que exige solidariedade e a compreensão de que ficar em casa é a melhor prevenção. "Temos uma curva crescente de casos, reflexo do alto número de testes que realizamos no Ceará. Estamos realizando uma média de 400 testes por dia, e queremos chegar até 1 mil testes por dia na próxima semana, com a compra de mais testes a serem utilizados na rede de saúde do Estado", disse o governador.

Camilo ressaltou que segundo os maiores especialistas de saúde no mundo e com base em estudos da UFC e da Secretaria de Saúde, a melhor e maior prevenção ainda é o isolamento e o distanciamento social. "Aqui está um estudo feito pela UFC, integrantes da equipe da secretaria da Saúde, por epidemiologistas e infectologistas de Fortaleza, e que prova que se nós não tivéssemos feito as ações de isolamento, comprovadamente a curva de crescimento e propagação do vírus seria muito mais veloz, ou seja, com muitos mais casos. E todo esse trabalho de isolar as pessoas em casa tem o propósito de preparar o sistema de saúde, e é o que tem sido feito, para que depois a gente consiga atender a demanda da população com os casos graves. A grande maioria vai contrair o vírus, mas será assintomático. Por isso você pode estar transmitindo para outra pessoa sem saber, por isso eu repito, olha a importância de novo do isolamento social aqui", explicou.

Isolamento Social

"Ainda tem muita gente na rua, achando que isso não é sério, que não vai acontecer com a pessoa, mas faço um alerta. Ficar em casa, evitar aglomeração é proteger não só a sua família, mas também as outras pessoas. É um momento delicado, e mais uma vez quero fazer um apelo à população cearense, a cada um de vocês, a cada família do Ceará. A grande contribuição, dito não apenas por mim, mas pelos maiores especialistas de saúde do mundo, que além dos cuidados que devemos ter com a higiene pessoal, a melhor prevenção é o isolamento social. Para aquelas pessoas que não estão trabalhando em serviços essenciais, fiquem em casa. Se precisar sair, se protejam e coloquem suas máscaras. Se for a um supermercado, evite o contato com pessoas, chegando em casa tire os sapatos ainda fora de casa, tome um banho, troque de roupa, enfim cuidados importantes para prevenir a contaminação do coronavírus."

Notícia falsa é crime

Camilo se mostrou indignado com a propagação de fake news em meio à pandemia da covid-19, e lembrou que espalhar notícias falsas é crime. "A quantidade de fake news que está sendo divulgada nas redes sociais é inaceitável. Nesse momento tínhamos de ser solidários, levar a informação correta para as pessoas, e não fazer maldades. Se alguém tem algo contra o governo, que faça uma crítica construtiva, que dê sugestões, opiniões, e não ficar usando mentiras. Coloque a mão na sua consciência e tenha respeito às pessoas, estamos falando de vidas, tem gente morrendo por conta desse vírus. Não é só aqui no Ceará, é no mundo inteiro. Não tenho dúvida que o mundo será outro após a pandemia, o mundo terá um olhar mais solidário para todas as causas e pessoas que mais precisam. É tirar esse olhar da economia, do dinheiro, é importante a fraternidade. Quero dizer aqui à essas pessoas que espalham notícias falsas, que vão arranjar uma coisa correta para fazer, que ajude o próximo, e não divulgar mentiras na internet, é crime", disse.

Semana Santa

O governador chamou a atenção da população sobre a Semana Santa, que mesmo sendo um período dito de feriado, que as pessoas fiquem em casa com as suas famílias. "Façam suas orações nesse período de Páscoa em casa, comuniquem-se com amigos e familiares mais distantes pela internet, usem as redes sociais, e assim todos estão mais seguros. Aproveito para parabenizar a campanha que todos os sistemas de comunicação do Ceará têm feito, divulgando uma mensagem do Arcebispo Dom José Antônio diante da pandemia do coronavírus. Reze em casa. Não viaje. Orações e celebrações serão transmitidas pela TV, Rádio e internet", orientou o governador.

Camilo Santana desejou ainda uma boa páscoa para todos os cearenses, e finalizou seu vídeo com uma mensagem que o acompanha desde o início do combate ao coronavírus no Ceará. "Que essa Semana Santa seja de muita fé, que possamos rezar por todos os cearenses", finalizou Camilo Santana.

Fonte: Governo do Ceará

Zenir

Comentários

fic