TV Centro Sul

Chuvas de fevereiro ficam 64,1% acima da média no Ceará

Por Equipe Iguatu.net em 28/02/2020 às 19:07:28

Fevereiro de 2020 apresenta chuvas 61,1% acima da média, de acordo com dados preliminares da Funda√ß√£o Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Para o período, a normal climatológica é de 118,6 milímetros, tendo sido observado 191,1 mm até esta sexta-feira (28).

O balan√ßo mensal vai ao encontro do cen√°rio indicado pela Funceme no prognóstico clim√°tico divulgado em janeiro que, além de apontar 45% de chances de precipita√ß√Ķes acima da média para todo o trimestre de fevereiro a abril, j√° apontava que o primeiro m√™s da quadra chuvosa poderia ser chuvoso.

Em compara√ß√£o com igual período do ano passado, o Cear√° também apresenta dados positivos. Em fevereiro de 2019, o estado registrou 172 mm, o que representa um diferen√ßa de 11% em rela√ß√£o ao atual m√™s.

Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia da Funceme, explica que o cen√°rio observado est√° associado à atua√ß√£o da Zona de Converg√™ncia Intertropical, que é o principal sistema indutor de chuvas no Cear√° durante a quadra chuvosa.

"Como j√° havia sido apontado pela previs√£o clim√°tica divulgada em janeiro, para o trimestre entre fevereiro e abril, que o início da esta√ß√£o chuvosa realmente seria muito favor√°vel à ocorr√™ncia de chuvas, isso aconteceu de fato, pode-se confirmar pelos números; e o sistema meteorológico que provocou essas chuvas t√£o abundantes foi a Zona de Converg√™ncia Intertropical (ZCIT). E, neste ano, em fevereiro, permaneceu bem próximo ao nosso litoral e, às vezes, até em outras regi√Ķes do estado, por isso as chuvas foram até melhor distribuídas no estado", explica a meteorologista.

Macrorregi√Ķes

Dentro de uma an√°lise mais específica dos dados, o cen√°rio observado em rela√ß√£o às macrorregi√Ķes também foi positivo, pois todas ficaram acima da normal climatológica. Em fevereiro de 2020, o Litoral de Fortaleza foi aquela com maior acumulado: 277,1 mm, o que representa 90% acima da média, que é de 145,8 mm.

Em compara√ß√£o com o no passado, as precipita√ß√Ķes foram mais expressivas em √°reas como o Cariri e o Sert√£o Central e Inhamuns. Em 2019, a primeira ficou abaixo da média esperada para o m√™s, com 107,7 mm, sendo que a normal é 166,8 mm. J√° no atual período, apresenta 253,9 mm.

J√° na macrorregi√£o do Sert√£o Central e Inhamuns, foram registrados 156,8 mm em fevereiro de 2020 — um dado que representa uma evolu√ß√£o de 49% na quantidade de chuvas esperada para a regi√£o (105,3 mm); e também um incremento de 18% quando comparado à quantidade registrada em 2019, quando foram observados 132,6 mm.

Reservatórios

Mesmo com o início de quadra chuvosa com dados interessantes para os a√ßudes do Cear√°, Meiry Sakamoto adverte que ainda é muito cedo para fazer uma avalia√ß√£o.

"Os grandes reservatórios como Castanh√£o e Orós j√° devem ter come√ßado a receber os primeiros volumes de √°gua; mas para recuper√°-los, vai ser preciso que a esta√ß√£o seja chuvosa de fato. E mais do que isso, que as precipita√ß√Ķes ocorram nos lugares certos e nos momentos certos", finaliza a gerente de Meteorologia da Funceme.

Atualmente, dos 155 reservatórios monitorados pela Companhia de Gest√£o dos Recursos Hídricos (Cogerh), 90 est√£o com volume abaixo dos 30% e 26 acima dos 90%. O Castanh√£o, por exemplo, tem, neste momento, apenas 2,59% de sua capacidade total.

Zenir

Coment√°rios

fic