|

Assinada a Ordem de Serviço para construção da UPA em Iguatu

Momento em que o prefeito de Iguatu assina a Ordem de Serviço para a construção da UPA

“Uma conquista da união entre os governos municipal e estadual que colocam os moradores de Iguatu em primeiro lugar”. Foi assim que o Prefeito Agenor Neto se motivou ao assinar, nesta quarta-feira, 09, a Ordem de Serviço para o início das obras de construção da UPA – Unidade de Pronto Atendimento.

A assinatura aconteceu nas proximidades do terreno onde será construída a unidade, na Rua 25 de Março, bairro Flores, próximo ao Liceu, no centro da cidade. O terreno foi doado pelo município.  Várias autoridades estiveram presentes no evento ao lado do Secretário de Saúde, Arruda Bastos e do prefeito Agenor Neto.

Para a instalação da UPA 24h em Iguatu, com porte 1, serão investidos R$ 1.907.500,00 e mais R$800.000,00 em equipamentos, recursos do Governo do estado e do Ministério da Saúde. Na nova unidade, os moradores de Iguatu, incluindo adultos e crianças, serão atendidos com serviços de raio X, laboratórios para exames, aparelho de eletrocardiograma. “Teremos condições de atender pacientes dos Bairros Brasília, Tabuleiro, Flores e Paraná. A capacidade de atendimento será de cerca de 150 pacientes por dia, o que irá aliviar o atendimento do Hospital Regional de Iguatu, permitindo melhorar ainda mais os serviços prestados na unidade de saúde”, enfatizou o prefeito.

O Secretário de Saúde de Iguatu, Joab Soares, falou da importância da UPA ao município. “Iguatu  deve ter consciência do avanço que a instalação da UPA representará para a cidade. Com o apoio desta Unidade, o HRI poderá focar seus esforços nos atendimentos que exigem internação, ampliando e melhorando os serviços prestados à população. Uma conquista do prefeito Agenor Neto que merece um grande reconhecimento da população”.

Na UPA 24 horas, que funciona todos os dias da semana, inclusive nos fins de semana e feriados, serão atendidos casos de pressão alta, febre, cortes, queimaduras. As UPAs 24 horas são classificadas em três diferentes portes, de acordo com a população da região a ser atendida. No caso de Iguatu, a UPA tem porte 1, com até oito leitos e realizará até 150 atendimentos por dia.

O vereador Aderilo Filho, destacou que a saúde é um setor que está como prioridade no governo municipal, “ temos a convicção de que nesta gestão do Governo Agenor Neto, a saúde foi colocada e sempre será em primeiro lugar, a busca de recursos importantes para a cobertura dos PSFs, inauguração de Unidades Básicas de Saúde, a procura incansável de profissionais para a área em nosso município e através da parceria com o governo a vinda de vários investimentos como  a policlínica e agora a UPA. Sabemos que devemos melhorar ainda mais o atendimento ao nosso povo, mas o Agenor Neto e sua equipe só não fizeram mais devido a irresponsabilidade de um grupo oposicionista que utilizava a força que possuía dentro do estado para destruir a esperança de investimentos na saúde do nosso município”, afirmou.

O ex-prefeito, Edilmo Costa, também se pronunciou durante o evento, “ estou feliz em participar de um momento como este, onde destacamos o empenho desta gestão em trazer benefícios para a nossa comunidade e através da parceria com o governo Cid Gomes, Iguatu conquista um equipamento maravilhoso”,destacou.

O Secretário de Saúde do Ceará, Arruda Bastos, se referiu à assinatura da Ordem de Serviço da unidade como um momento especial. “É uma felicidade sempre voltar a Iguatu e neste momento especial assinar esta ordem d serviço porque a partir de agora os moradores desta comunidade terão  um serviço que estará mais perto da casa das pessoas”, completou. Já para Arruda Bastos, essa UPA, é um indício do que o Governador Cid Gomes sente por Iguatu e outras cidades do interior, “reflete a atenção que o governador Cid Gomes vem dando à saúde do nosso Estado, de uma maneira geral, valorizando tanto a população da capital e região metropolitana, quanto à do interior e Iguatu é uma cidade que o mesmo tem uma atenção especial, ele disse que não poderia vir aqui, devido a um problema de saúde como todos sabem, mas estou representando o mesmo e agradece e muito a parceria com o município para a instalação de uma unidade de saúde tão importante como esta”, disse.

A previsão para a conclusão da obra será de 60 dias.



Deixe um comentário

Real Time Web Analytics