|

Missa e procissão marcam o dia Corpus Christi em Iguatu

Fieis Católicos saíram pelas ruas de Iguatu nesta quinta-feira (15) em celebração de Corpus Christi. O momento cristão teve início na Catedral de São José, depois da missa, ministrada pelo Bispo de Iguatu, Dom Edson de Castro Homem, os fiéis seguiram em procissão até a Matriz de Senhora Sant’Anna onde aconteceu o encerramento.

Para os católicos, o dia de Corpus Christi celebra solenemente o mistério da Eucaristia – o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. O nome em latim significa Corpo de Cristo.

O site Iguatu.net transmitiu ao vivo pelas redes sociais o momento religioso e durante a procissão ouviu depoimentos de católicos que falaram da importância da data, “ estou  aqui para agradecer. Familiares passaram por muitas dificuldades na área da saúde e pedi muito ao nosso Jesus Cristo que os ajudassem e conseguimos alcançar através da fé, muitas vitórias  ”, disse a senhora Genésia Albuquerque, 54, moradora do Bairro Areias.

Em várias ruas de Iguatu foram pintadas e desenhadas no asfalto, imagens feitas de serragem, areia, flores  e outros materiais, os tapetes de Corpus Christi abrem o caminho para a adoração e demonstração de fé diante da Eucaristia. Como manda a tradição, fiéis de diversas paroquias da cidade se reuniram desde cedo para construir as peças que trazem representações de cenas bíblicas, símbolos católicos e também outros temas.

“Agradecemos a todos que participaram deste momento, onde lembramos  do que aconteceu na última ceia e depois a permanência de Jesus no sacrário. É a grande solenidade que nos pergunta sobre o Mistério da presença de Deus na história e em nossa vida. Esta solenidade coloca-nos no centro e sentido de todas as demais celebrações”, finalizou o Bispo de Iguatu, Dom Edson.

 

 

Você sabe o significado de Corpus Christi?

Um dos dez feriados nacionais brasileiros, o Corpus Christi – expressão que vem do latim e significa O Corpo de Cristo – celebra o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, um dos sacramentos da Eucaristia.

A comemoração ocorre após a Festa da Santíssima Trindade, sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando foi realizada a Última Ceia e se deu a instituição do sacramento. A data sempre acontece 60 dias após a Páscoa, podendo cair então entre as datas de 21 de maio e 24 de junho.

A celebração do Corpus Christi começou no século 13, em 1243, em Liège, na Bélgica, quando a freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon teria tido visões de Jesus Cristo desejando que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

A Bíblia diz que durante a Última Ceia de Jesus com seus apóstolos, ele teria mandado que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho, que se transformariam em seu corpo e seu sangue.

Foi a partir da visão e da cobrança de Jesus que a freira belga lutou para que houvesse um reconhecimento da data, que mais tarde ficou conhecida como Corpus Christi, quando, em 1264, o papa Urbano 4º consagrou a festa para toda a Igreja.

A celebração do feriado consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. Além disso, a tradição católica também tem o costume de enfeitar as ruas com grandes tapetes coloridos que formam desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice.

A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia. No Brasil essa tradição foi ampliada, atingindo inclusive comunidades, bairros e até colégios.

Para confeccionar esses tapetes especialmente feitos para a festa de Corpus Christi, são utilizados diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios.

Via IG

Fotos: PASCOM/Diocese de Iguatu

 



Deixe um comentário

Real Time Web Analytics