Flora novo 2014
|

Manifestação no Barro Alto interrompe a CE 375, moradores pedem por segurança

Manifestação no Barro Alto interrompe a CE 375, moradores pedem por segurança Uma tarde tensa no Distrito do Barro Alto, onde por volta das 16h a comunidade recebeu o comandante do 10ºBPM de Iguatu, Tenente -Coronel Tibúrcio e neste encontro teve início um debate sobre a questão da segurança pública na região.

Vários moradores denunciaram ações criminosas que estão acontecendo e deixando a comunidade assustada, “ não podemos mais ficar na praça, não podemos sair à noite, é um perigo, os bandidos estão roubando todos e ninguém faz nada”, foram algumas das reclamações apresentadas no momento.

Os moradores também denunciaram ações possivelmente abusivas da Polícia Rodoviária Estadual que realizou uma blitz na terça-feira, 26, dia de feriado. “ Eles estiveram aqui e fiscalizaram apenas os pais de família, saíram até em perseguição pelas ruas do Bairro, humilharam alguns amigos, todos estão revoltados com a situação, como pode ter acontecido isto? Para fiscalizar vem um monte aqui, mas par dar segurança e correr atrás de bandidos não aparece ninguém”, disse um dos moradores que estavam dialogando com o comandante do 10ºBPM.

Manifestação no Barro Alto interrompe a CE 375, moradores pedem por segurança

E após ouvir atentamente os reclames, por quase uma hora, o comandante teve a oportunidade de falar para a comunidade, mas enquanto debatia com os moradores, teve início um movimento de manifestantes que colocaram pneus e atearam fogo, impedindo assim a passagem de veículos na CE 375 que passa na localidade.

Ao saber da ação, o comandante determinou aos oficiais e praças que desobstruíssem a estrada. Com a determinação, os policiais encontraram resistência por um grupo de moradores.

Um reforço policial foi pedido e outras viaturas da PM foram ao Distrito, o comandante Tibúrcio foi até o encontro dos manifestantes e teve início um bate-boca, policiais também se dirigiram ao local e teve início o momento mais tenso da manifestação, onde populares e policiais entraram em um confronto verbal.

“Nós não iremos aceitar isto, estamos aqui para ajudar a comunidade, mas enquanto falávamos sobre a segurança que será colocada no Distrito, teve início esta interrupção da estrada, algo que não podemos concordar, alguns se exaltaram e falaram palavras contra nossa corporação e agitaram com os outros populares, e não aceitaremos esta situação”, afirmou o comandante do 10ºBPM em entrevista ao site Iguatu.net e a Rádio Liberdade 870AM.

Por outro lado, os manifestantes denunciaram que os policiais usaram de abuso na força para retirar o movimento da estrada, “ eles nos empurraram, não quiseram saber se tinha crianças, mulheres, nós só queremos segurança e estávamos realizando uma manifestação pacífica, usaram spray de pimenta e até deram tiros para o alto, sem necessidade”, disse uma moradora da comunidade para a reportagem.

Manifestação no Barro Alto interrompe a CE 375, moradores pedem por segurança

Após quase uma hora, uma viatura do corpo de bombeiros foi ao local e conseguiu debelar as chamas, além de retirar os entulhos que estavam na estrada. Um jovem chegou a ser detido, o mesmo foi acusado de incitar os populares contra os policiais, mas uma liderança do Barro Alto, conseguiu convencer os militares para que o soltasse.

A situação só veio normalizar por volta das 18h20min. quando a estrada foi completamente liberada, e dezenas de veículos que formaram enormes filas puderam seguir viagem.

No final de toda movimentação, um grupo de aproximadamente 50 moradores se reuniram com o comandante do 10ºBPM e pediram desculpas pelo ocorrido, e afirmaram  que os policiais serão bem vindos no Barro Alto. Após ouvir os populares o Tenente-Coronel, Tibúrcio se manifestou, “sabemos da necessidade de segurança para os moradores, mas não temos efetivo suficiente, mas garanto que durante quatro dias estaremos aqui com uma equipe para combater a criminalidade, e pedimos a ajuda dos moradores para que denunciem quem são os bandidos, apenas unidos é que poderemos combater a bandidagem aqui, aceito o pedido de desculpas e vamos juntos caminhar pelo bem do Barro Alto e região”, finalizou o comandante.

Em relação as denúncias contra os militares da PRE a reportagem estará entrando em contato com a direção em Fortaleza para saber como ficarão as denúncias que foram realizadas pelos moradores do Barro Alto.

Recado

Segundo os militares, populares afirmaram que outras manifestações como estas poderiam acontecer nos próximos dias, e novamente a CE seria interrompida, o comandante Tibúrcio falou sobre o assunto, “ estamos fazendo o possível para atender a demanda da comunidade e se algo deste tipo acontecer novamente, já sabemos quem são os líderes do movimento e iremos prender a todos, irei até a justiça pedir a prisão e vamos executa-la em seguida”, avisou o Tenente.

Programa A Voz do Centro-Sul e Plantão Policial

Os depoimentos de moradores e militares durante a movimentação, acompanhe na manhã desta quinta-feira,28, as 07h no programa A Voz do Centro Sul na Rádio Liberdade 870AM e ao meio dia e quarenta cinco minutos, a repercussão no Plantão Policial do radialista Pinheirinho.



2 Respostas para “Manifestação no Barro Alto interrompe a CE 375, moradores pedem por segurança”

  1. PAULO CÉSAR disse:

    Polícia e cidadãos de bem têm que caminhar sempre juntos, pois afinal de contas um segmento sempre dependerá do outro.

    Com relação a PRE vale lembrar que respeitar o cidadão não é nenhum favor e que multar apenas por multar não está no espírito da lei… Chega de espoliação, chega de abusos!!!!!!!

  2. jose soares nunes disse:

    despreparo total por parte do comando.

Deixe um comentário

Real Time Web Analytics